Home Livros PSICOPATOLOGIA SIMBÓLICA JUINGUIANA. Um estudo do Mal e da Ameaça de Autodestruição...

Livro: PSICOPATOLOGIA SIMBÓLICA JUINGUIANA. Um estudo do Mal e da Ameaça de Autodestruição da Nossa Espécie.

São Paulo, 2017, 192 pp.

Autor: Carlos Amadeu Botelho Byington

Resenha

Na visão de mundo revelada em sua obra, Carlos Byington insiste em demonstrar que a ciência moderna se desenvolveu a partir do Mito Cristão e apresenta uma grande mutilação por ter sido reduzida à dimensão objetiva e, assim, se dissociado da dimensão subjetiva, que foi reduzida ao erro. Para o autor, a soberba com que construímos o conceito de verdade no positivismo, no materialismo e no agnosticismo, apesar de seguir o Iluminismo, não foi um momento de luz, mas sim um marco de Sombra, com uma gravíssima dissociação patológica.

A ilusão onipotente de que a verdade científica poderia eliminar o subjetivo ao equipará-lo ao erro evaporou quando a descoberta gloriosa da fissão nuclear foi usada para arrasar Hiroshima e Nagasaki.

Byington apresenta neste livro uma proposta de unificação de toda a psicopatologia centrada nos conceitos de fixação e de defesa, de Freud, e de Sombra, de Jung, sob a perspectiva simbólica e arquetípica, visando reunir dialeticamente as polaridades subjetivo e objetivo, Bem e Mal, saúde e doença, vida e morte.

A presente obra critica fortemente o redutivismo dos quadros clínicos aos transtornos patológicos sem relacioná-los com as funções normais, o que é estabelecido pelo DSM e induz à dependência de psicofármacos.

Dentro do campo da psicopatologia, Byington ultrapassa a barreira entre a neurose e a psicopatia, estabelecendo como seu denominador comum a fixação e a defesa. Da mesma forma, amplia a visão sobre a psicodinâmica para englobar o borderline e a psicose.

Outra grande contribuição para o campo da psicopatologia é a descrição do arquétipo da vida e da morte operando de maneira normal nas transformações da consciência, ou de forma fixada, defensiva e destrutiva, ou seja, na Sombra, aqui equiparada ao Mal.

Qualquer um percebe hoje o perigo de destruição que corre a humanidade. Apesar de condenarmos o Mal e de constatarmos o seu crescimento assustador à nossa volta, é impressionante o desconhecimento a respeito da sua formação e de seu funcionamento na Psique.

A redução da depressão, da ansiedade e da possessão à patologia impede vivenciar a produtividade de seu funcionamento normal. Ao percebermos que estas funções estão intimamente ligadas à função ética, considerada por muitos psiquiatras somente patológica, nos damos conta que a psiquiatria bloqueia o exercício desta que é a principal função capaz de denunciar e elaborar a Sombra.

É preciso conhecer o Mal para tratá-lo eficazmente. Esta é a finalidade deste livro.

*Carlos Amadeu Botelho Byington é médico-psiquiatra, educador e historiador. Ampliou o conceito de arquétipo para englobar também a Consciência Individual e Coletiva. É membro fundador da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica e membro da Sociedade Internacional de Psicologia Analítica. Criador da Psicologia Simbólica Junguiana. Criador da Pedagogia Simbólica Junguiana e da Psicologia Simbólica Junguiana.

Autor de inúmeros artigos e vários livros lançou pela W11 Editores o livro Inveja CriativaO Resgate de uma Força Transformadora da Civilização e pela Editora Linear B, o livro A Construção Amorosa do Saber – O fundamento e a finalidade da Pedagogia Simbólica Junguiana e o livro Psicologia Simbólica Junguiana – A viagem de humanização do cosmos em busca da iluminação. O autor publicou como edição própria o livro A Viagem do Ser em Busca da Eternidade e do Infinito – As sete etapas arquetípicas da vida pela Psicologia Simbólica Junguiana.

Deixe seu comentário

Preencha *